Antes de começarmos nossa conversa sobre o que é Obstetrícia, você precisa saber que essa é uma área da Medicina responsável por cuidar da reprodução humana para garantir uma boa taxa de nascimentos bem-sucedidos, assim como a proteção da vida das mulheres. Para que isso aconteça, o médico vai utilizar todos os conhecimentos e técnicas para identificar doenças e as possíveis complicações decorrentes dos procedimentos médicos e partos.
O que acontece na consulta de um obstetra? Bem, esse é o profissional responsável pelo pré-natal das gestantes. Ele avalia riscos e solicita exames, como ultrassonografias e o exame da curva glicêmica. Também orienta sobre o parto para que a mulher faça suas escolhas e tenha o parto mais humanizado possível. Por fim, acompanha o período da lactação, entre outras funções.
Mas isso nos parece familiar, não é mesmo? Não seriam também atribuições do ginecologista? Como aqui no Brasil, um mesmo médico pode exercer as funções de ginecologista e obstetra, essas duas áreas médicas podem confundir o público em geral. E sabe por quê? Porque ambas andam juntinhas e fazem parte de uma mesma formação na especialização: a GO, Ginecologia e Obstetrícia.
Qual é a diferença entre Ginecologista e Obstetra?
O profissional é o mesmo, já que a formação das duas especialidades é casada. Mas as especialidades têm suas particularidades. É o seguinte: a Ginecologia trata da saúde dos órgãos do sistema reprodutor feminino, como vagina, útero, trompas, ovários e mamas, e vai cuidar de mulheres de todas as idades, desde a adolescência até a vida adulta.
Agora, qual é a função do obstetra? A Obstetrícia lida com a reprodução humana, envolvendo todo o processo de gestação, o pré-natal, o parto e o pós-parto. Uma outra coisa que talvez poucas pessoas saibam é que o nome “obstetra” pode ser usado para indicar profissionais de áreas diferentes: tanto na enfermagem quanto na Medicina. Mas é somente o médico que pode realizar quaisquer procedimentos cirúrgicos.
Fonte: https://www.medway.com.br/